5 dicas de segurança na Internet para manter as crianças seguras on-line

Nos dias de hoje, é inevitável que seu filho seja exposto a telas (muitas delas) e, em algum momento, tenha acesso à navegação na Internet. A internet oferece muitos benefícios, incluindo recursos educacionais, jogos divertidos e também permite que você acompanhe seus entes queridos em qualquer lugar do mundo onde estejam. Mas a internet também pode ser um lugar assustador e pode representar alguns riscos sérios, a menos que sejam tomadas as devidas precauções. Com histórias recentes em todas as notícias, é importante lembrar que há muitas coisas que os pais podem fazer para manter seus filhos em segurança on-line. Confira estas 5 dicas de segurança na internet para crianças:

  1. Verifique, atualize e aumente suas configurações de privacidade. Você não apenas pode proteger a si mesmo (e ao seu computador) contra vírus da Internet, mas também pode definir restrições contra o acesso a determinados sites e conteúdo.
  2. Definir limites de tempo na frente da tela: 30 minutos por dia e somente após o dever de casa e outras tarefas serem concluídas. Para referência, a Academia Americana de Pediatria recomenda não mais do que 1 hora de tempo de tela de alta qualidade para crianças de 2 a 5 anos. Menos tempo de tela é igual a mais tempo para correr e jogar.
  3. Mantenha seus filhos à vista quando estiverem navegando na web. As crianças são curiosas, mas são menos propensas a procurar conteúdo impróprio se souberem que a mãe está sempre ao redor. Se eles encontrarem algo inapropriado, converse com eles para que não se sintam envergonhados ou temam perder os privilégios.
  4. Verifique o histórico de navegação do seu computador com frequência. Monitore quais sites seu filho está visitando regularmente. Se você se deparar com algo questionável, tenha uma conversa muito direta com ele sobre o que estava visualizando e defina as expectativas da Internet.
  5. Fale com eles sobre sua reputação on-line e ajude-os a entender que o que uma pessoa posta on-line é para sempre. É importante que as crianças aprendam que tudo o que dizem ou compartilham on-line é público. Certifique-se de que ele nunca compartilhe qualquer informação pessoal com estranhos, incluindo seu nome ou endereço.

Mais importante ainda, crie uma conversa aberta com seu filho sobre o uso e a segurança da internet. Isso o ajudará a se sentir mais à vontade ao abordar você com perguntas sobre o conteúdo que encontrou on-line. A internet não tem que ser um lugar assustador, use essas dicas para manter toda a sua família segura online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *