fbpx

Como despertar o amor pela leitura nas crianças?

Mãe e filha lendo livro infantil ajuda a criança a descobrir o amor pela leitura

Ler ajuda no desenvolvimento das crianças, estimulando o cérebro e a imaginação, além de ter também impactos positivos no desempenho acadêmico, no vocabulário e na interpretação. Mas é um fato que, na maioria das vezes, os pequenos preferem as telas coloridas e animadas do que os livros e suas páginas cheias de palavras. Então, o que fazer para despertar o amor pela leitura nas crianças? 

Separamos 5 dicas que vão te auxiliar nessa jornada. 

1 – Comece por você

Os pais são as referências de seus filhos. Assim, como exigir das crianças um hábito que você não tem? A partir do momento em que isso se tornar comum para você, é bem provável que também se tornará usual para seu pequeno.

Leia também
Dicas espertas para melhorar a concentração das crianças

Com o costume de ter livros em sua volta enquanto cresce, ler será quase tão natural para os pequenos quanto andar e falar. 

Além disso, você pode incentivá-lo lendo com ele, mostrando suas histórias preferidas e criando uma conexão através desse comportamento. Aliás, ler também será uma memória afetiva que acompanhará seu filho por toda a vida.

2 – Descubra histórias que possam despertar curiosidade

Quais são as narrativas que despertam interesse no seu filho? Heróis, princesas, dinossauros…? Tendo como base os conteúdos que ele já consome na televisão e jogos on-line, por exemplo, você pode oferecer histórias mais fáceis de serem aceitas.

Não desista na primeira negativa. Ao invés disso, ofereça mais de um tipo de história. Temos certeza que uma delas vai aguçar a curiosidade e, consequentemente, despertar o amor pela leitura nas crianças.

3 – Crie momentos de leitura

Você não tem mais disposição de ler um livro quando está em um clube de leitura? Com as crianças pode acontecer o mesmo. 

Sendo assim, nesta missão de despertar o amor pela leitura nas crianças, crie momentos em família para que cada um atualize o outro sobre suas leituras, sobre suas interpretações daquela história e o que mais está gostando. Como na primeira dica, isso vai fazer com que a leitura seja uma boa memória afetiva para as crianças.

Leia também:
Descubra a melhor atividade física para cada faixa etária

Você pode, ainda, criar um “cantinho da leitura”, com livros coloridos e espaço aconchegante para esse momento de concentração e viagem pelas mais variadas histórias.

4 – Não torne isso uma obrigação

A leitura não pode ser vista como um “castigo” ou “punição”, pois isso só fará as crianças se afastarem dos livros. 

Vá com calma, observando os gostos e respeitando os estilos de livros pelos quais elas se interessam. Todo novo hábito leva tempo e com os livros não seria diferente. Caso elas não queiram ler em algum dia, tudo bem, sem forçar e demonstrando como aquele momento é prazeroso.

5 – Promova atividades a partir das leituras

Vocês leram um livro sobre animais em um parque? Proponha uma tarde no parque. Se vocês conheceram a história de um chef de cozinha, que tal preparar uma receita em família no fim de semana?

Quando você traz as histórias para a vida real, as narrativas se tornam ainda mais interessantes para as crianças, estimula a imaginação e vocês ainda irão se divertir em família!

Os benefícios da leitura são incontáveis e você e seu filho tem muito a ganhar com esse hábito. Que tal começar a pôr essas dicas em prática agora mesmo? Ao despertar o amor pela leitura nas crianças, você leva seu filho pelo caminho de novas descobertas e o ajuda a se desenvolver integralmente.