Dicas para criar crianças resilientes

As crianças precisam aprender a resiliência? Resiliência é a capacidade de se recuperar rapidamente de situações difíceis. Assim como qualquer outra habilidade ou marco de desenvolvimento infantil, a resiliência precisa ser ensinada e praticada. Em sua vida (sabemos que você pode atestar) as crianças experimentarão o fracasso, o sofrimento, a luta, o conflito e até a incerteza. O pensamento resiliente dá às crianças as habilidades necessárias para administrar o medo e a ansiedade ao vivenciar situações difíceis e, permite assim que elas se sintam bem e de certa forma acolhidas, dando-lhes o impulso para se recuperarem e tentarem novamente. Confira estas 5 dicas sobre como dar confiança às crianças e criar resiliência em seu filho.

  1. Deixe as crianças cometerem erros. As crianças precisam falhar para aprender com seus erros. Quando as crianças sabem que podem tentar de novo, e novamente, realizar uma tarefa, elas não ficarão tão desapontadas por fracassarem. Para citar William Edward Hickson: “Se no início você não conseguir, tente novamente.”
  2. Tente evitar ser um pai helicóptero. Claro, você quer manter seu filho seguro, mas rodeá-lo e envolvê-lo com joelheiras e capacete toda vez que eles tentarem descer no escorregador no parque não o ajuda a construir resiliência. Permita que seu filho corra riscos apropriados e, por sua vez, ensine-o habilidades essenciais para assumir riscos, construa confiança e auto-estima e veja-o florescer!
  3. Ajude seu filho a aprender como administrar suas emoções. Se seu filho está passando por estresse, raiva, tristeza ou sentimentos de mágoa, é importante ensinar a ele que sentir e expressar suas emoções é normal e ok! Converse sobre como ele se sente e procure oportunidades para “tirar essa cara brava”, por assim dizer, e ensine a superar os obstáculos.
  4. Ensine-os habilidades vitais para resolver problemas. Você nem sempre estará presente para ajudar seu filho (é a verdade!). Portanto, precisamos ensiná-los a solucionar seus problemas. Se o seu filho estiver com dificuldades para calçar o sapato, dê um tempo antes de intervir. Ao permitir que seu filho solucione problemas sozinho, você não está apenas ajudando-o a desenvolver habilidades importantes, mas também está ensinando-o a ser uma criança mais confiante!
  5. Lidere pelo exemplo. As crianças aprendem a maioria das coisas que sabem de seus pais e isso pode ser uma coisa realmente boa. Se você der o exemplo e praticar o que está ensinando a seus filhos, você  fundamentará a maneira como espera que seu filho aja. Da próxima vez que você estiver preso no trânsito e estiver prestes a “explodir”, pense em como você gostaria que seu filho lidasse com uma situação semelhante. Isso pode mudar sua reação!

Ajudar seu filho a construir resiliência irá ajudá-lo a ter confiança para perseverar em situações difíceis. Esta é uma habilidade que irá beneficiá-lo na infância, adolescência e até na idade adulta! Para saber mais sobre os programas do The Little Gym e encontrar um local perto de você, visite-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *