No mundo hiperconectado e cheio de estímulos em que vivemos hoje, é um desafio e tanto formar crianças com foco, resiliência, empatia e resistência. No entanto, sabemos o quanto essas mesmas características são fundamentais para que os pequenos cresçam seguros, felizes e equilibrados. Uma das chaves para isso passa pela Aprendizagem Tridimensional.
Como o nome adianta, a Aprendizagem Tridimensional considera três dimensões no processo de aprender: a cognitiva, a afetiva e a motora. Em outras palavras, estamos falando de abordar tanto o lado intelectual quanto aspectos emocionais e físicos.
De acordo com a educadora Juliana Ragusa, modelos tridimensionais possibilitam uma abordagem mais ampla e integral, com uso de metodologias ativas, trabalho com projetos, resolução de problemas, investigação, reflexão crítica e compartilhamento de saberes.
Do papel à prática
Na prática, isso significa considerar na hora de educar uma criança três aspectos:
1 – A dimensão cognitiva refere-se ao aspecto intelectual da aprendizagem, envolvendo a aquisição de conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Nesta dimensão, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade.
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2 – A dimensão afetiva trata das emoções, atitudes, valores e crenças dos aprendizes. Envolve aspectos como motivação, autoestima, empatia, colaboração, autocontrole emocional e habilidades sociais. Ela é crucial para o engajamento, a construção de relacionamentos positivos e a promoção de um ambiente acolhedor e inclusivo.
3 – A dimensão motora diz respeito ao aspecto físico e prático da aprendizagem. Inclui habilidades motoras, manipulativas e cinestésicas, que envolvem ações físicas e práticas. A dimensão motora é especialmente relevante em áreas como educação física, artes, ciências experimentais e qualquer campo que envolva atividades práticas ou experiências hands-on.
Ao integrar essas três dimensões – cognitiva, afetiva e motora – na prática educacional, os educadores podem promover uma aprendizagem mais holística e eficaz, atendendo às necessidades variadas dos alunos e preparando-os não apenas para adquirir conhecimento, mas também para aplicá-lo de forma significativa em suas vidas.
Aprendizagem Tridimensional é serious fun
A Aprendizagem Tridimensional também forma a base da metodologia exclusiva adotada nas aulas da The Little Gym, uma academia pensada para o desenvolvimento integral de crianças de 4 meses a 12 anos de idade.
Sempre dizemos que “diversão é coisa séria”, pois, embora nosso ambiente seja alegre e acolhedor, temos uma preocupação constante com a filosofia que embasa nossa proposta de trabalho.
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Assim, isso quer dizer que o currículo que adotamos, aprimorado ao longo de 40 anos de experiência prática, pesquisas e opiniões dos pais, é uma ferramenta que contribui diretamente para a formação das crianças.
Nossos programas são baseados num modelo de aprendizagem tridimensional que utiliza as atividades físicas como fio condutor, especialmente em três pilares:
1 – Mexa-se (Get Moving)
Atividades físicas para “queimar” toda aquela energia acumulada, aumentar a flexibilidade e a força, desenvolver o equilíbrio e a coordenação, melhorar a agilidade e o ritmo e contribuir para o condicionamento físico em geral.
2 – Cérebro Turbinado (Brain Boost)
Projetadas para expandir a mente e desenvolver o interesse pela aprendizagem, as atividades buscam exercitar a concentração e o processo de tomada de decisão, contribuir para o processo cognitivo e melhorar a criatividade, além de auxiliar na realização das tarefas escolares.
3 – Criança Cidadã (Citizen Kid)
Trabalha o desenvolvimento da independência, da socialização, da cooperação e da integração aos novos ambientes, além de valorizar a paciência, as boas maneiras e a capacidade de ouvir, introduzindo ainda noções de ética e sustentabilidade.
Todas essas habilidades que irão contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
História
Nossa metodologia foi criada em meados dos anos 1970, pelo educador, músico e fisioterapeuta norte-americano Robin Wes. Ele imaginou um lugar acolhedor, onde as crianças pudessem aprimorar sua capacidade física e, ao mesmo tempo, desenvolver-se social, emocional e intelectualmente.
Naquela época, o ensino de educação física era fortemente baseado na competição, mas Wes acreditava que havia uma melhor abordagem: ao invés da “pressão por vencer”, por que não trabalhar com o “espírito de conseguir”.
Esta abordagem não-competitiva era inédita à época e segue sendo bastante inovadora atualmente. A partir da ideia de Aprendizagem Tridimensional, contribuímos para que a criança se divirta enquanto desenvolve habilidades físicas, mentais e sociais, fortalece a autoestima e cultiva o saudável hábito de valorizar as suas próprias realizações.
Atualmente mais de 400 unidades espalhadas pelo mundo aplicam essa filosofia em atividades com meninos e meninas. Você pode conhecer um pouco mais sobre isso aqui.