fbpx

4 maneiras de criar crianças generosas

Nós amamos nossos filhos, mas sabemos que, em muitos momentos, eles são naturalmente egocêntricos. Não é um reflexo deles como pessoas. As crianças só têm dificuldade em ver o mundo ao seu redor. O desenvolvimento infantil acontece, dia a dia, à medida que aprendem mais sobre si mesmos e sobre aqueles em seu mundo. E ter atitudes específicas para criar crianças generosas faz parte desta caminhada.

Assim, à medida que as crianças crescem, tanto na idade como na maturidade, é importante que elas sejam mais conscientes e também saibam sobre as necessidades dos outros ao seu redor. Por exemplo: as necessidades de seus irmãos, pais, avós, vizinhos e aqueles que estão fora de sua pequena bolha.

Leia também:
5 livros para ensinar gratidão às crianças

Confira essas dicas para ensinar as crianças a serem generosas e conscientes das necessidades dos outros.

1 – Devolva

Quer você faça isso em tempo ou doações, há tantas coisas que as famílias podem fazer juntas para retribuir às comunidades locais. Organizar os armários e doar seus itens de vestuário, sapatos e brinquedos para uma instituição de caridade local.

Ou seja, seja voluntário como uma família em um banco de alimentos local. Qualquer que seja o modo como sua família opte por devolvê-la, ela ajudará seu filho a enxergar o quadro maior e a importância de ajudar as pessoas ao seu redor.

2 – Ensine e incentive a empatia

A empatia é simplesmente um traço que se desenvolve ao longo do tempo e com as crianças, começa com a compreensão e expressão de suas emoções. Depois de terem dominado seus próprios sentimentos, eles podem começar a entender e perceber os sentimentos dos outros. 

Antes de mais nada, para incentivar a empatia é preciso praticar a empatia. Em outras palavras, seja a mudança que você quer ver nos seus pequenos. Além disso, praticando a empatia, você cria crianças melhores e mais responsáveis.

3 – Dê crédito onde o crédito é devido

Elogiar o seu filho quando ele faz algo de bom para alguém, seja um amigo ou membro da família, ajudará a correlacionar o feedback positivo à sua boa ação, incentivando-o a fazê-lo novamente.

Leia também:
Precisamos falar sobre racismo com os nossos filhos

4 – Para criar crianças generosas, lidere pelo exemplo

Como tudo na vida, as crianças naturalmente olham para seus pais e cuidadores e imitam seus comportamentos. Então, ao estabelecer um exemplo positivo para seus filhos, eles vão naturalmente perceber esses comportamentos e seguir o exemplo, tornando-se crianças generosas.

As crianças precisam de exposição a outras pessoas para praticar e desenvolver suas habilidades para a vida. Uma ótima maneira é envolvê-los em atividades voltadas para crianças, desenvolvidas em pequenos grupos, como as aulas da The Little Gym.

Leia também:
Como ensinar seu filho a pedir desculpas quando ele comete um erro

Com mais de 400 unidades espalhadas pelo globo, somos um reconhecido centro de desenvolvimento físico e de aprendizagem experiencial para crianças de 4 meses a 12 anos de idade.

A cada semana, num ambiente de aprendizagem divertido e não-competitivo, nossas aulas progressivamente estruturadas criam oportunidades para as crianças praticarem novas experiências e desenvolverem sua autoconfiança, sempre com um sorriso daqueles de orelha a orelha. Assim, ajudamos muitas famílias a criarem crianças generosas!

Saiba mais aqui.