fbpx

4 Maneiras de ensinar as crianças a serem generosas

Nós amamos nossos filhos, mas eles são naturalmente egocêntricos. Não é um reflexo deles como pessoas, as crianças só têm dificuldade em ver o mundo ao seu redor. O desenvolvimento infantil acontece, dia a dia, à medida que aprendem mais sobre si mesmos e sobre aqueles em seu mundo. À medida que as crianças crescem, tanto na idade como na maturidade, é importante que elas sejam mais conscientes e conscientes das necessidades dos outros ao seu redor, como as necessidades de seus irmãos, pais, avós, vizinhos e aqueles que estão fora de sua pequena bolha. Confira essas dicas para ensinar as crianças a serem generosas e conscientes das necessidades dos outros.

  1. Devolva. Quer você faça isso em tempo ou doações, há tantas coisas que as famílias podem fazer juntas para retribuir às comunidades locais. Organizar os armários e doar seus itens de vestuário, sapatos e brinquedos para uma instituição de caridade local. Ou seja, seja voluntário como uma família em um banco de alimentos local. Qualquer que seja o modo como sua família opte por devolvê-la, ela ajudará seu filho a enxergar o quadro maior e a importância de ajudar as pessoas ao seu redor.
  2. Ensine e incentive a empatia. A empatia é simplesmente um traço que se desenvolve ao longo do tempo e com as crianças, começa com a compreensão e expressão de suas emoções. Depois de terem dominado seus próprios sentimentos, eles podem começar a entender e perceber os sentimentos dos outros. Aqui estão   quatro maneiras de ajudar seu filho a desenvolver empatia.
  3. Dê crédito onde o crédito é devido. Elogiar o seu filho quando ele faz algo de bom para alguém, seja um amigo ou membro da família, ajudará a correlacionar o feedback positivo à sua boa ação, incentivando-o a fazê-lo novamente.
  4. Lidere pelo exemplo. Com tudo na vida, as crianças naturalmente olham para seus pais e cuidadores e imitam seus comportamentos. Ao estabelecer um exemplo positivo para o seu filho e ser generoso, o seu filho vai naturalmente perceber esses comportamentos e seguir o exemplo.

As crianças precisam de exposição a outras pessoas para praticar e desenvolver suas habilidades para a vida. Uma ótima maneira é envolvê-los em atividades voltadas para crianças, como o The Little Gym. Confira nossas atividades!