A prática regular de exercícios oferece uma série de benefícios na infância. Por um lado, ela ajuda no desenvolvimento de músculos e ossos, coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. Por outro, melhora a socialização, a autoconfiança e a autoestima dos pequenos. No entanto, pouca gente se lembra de um dos melhores efeitos da atividade física de criança: se mexer pode ser muito, muito divertido!
Quando falamos de atividade física de criança, uma boa escolha são os esportes ou exercícios em grupo, como futebol, basquete, vôlei e ginástica. Além de ser uma ótima forma de exercício, a criança pode se divertir, fazer amigos e aprender a competir de forma saudável e equilibrada.
Outro caminho passa por explorar atividades ao ar livre, como caminhadas no parque, trilhas e bicicleta, por exemplo. A natureza oferece um ambiente agradável e relaxante, e os pequenos podem curtir o exercício enquanto apreciam o ambiente.
Leia também:
Musicalização infantil ajuda no desenvolvimento e faz bem
Principalmente, existem aulas de ginástica específicas para crianças. Nesse caso, quanto mais estimulante for o cenário, melhor. Se o local for compartilhado e não-competitivo, melhor ainda, porque a ideia é que a criança se divirta na aula.
Diversão e motivação
Essas aulas podem ser divertidas e motivadoras, pois você pode aprender movimentos novos e se divertir ao mesmo tempo.
Lembre-se de que a atividade física não precisa ser monótona ou tediosa. Ao encontrar uma atividade que você goste, é mais provável que você se mantenha motivado e continue se exercitando regularmente. A chave é experimentar diferentes opções e descobrir o que mais lhe agrada.
Hormônios do bem
Aliás, vale lembrar que, durante a atividade física, o corpo libera uma série de substâncias que desempenham diferentes funções e contribuem para os efeitos positivos do exercício nas crianças.
Estamos falando de hormônios como as endorfinas, a dopamina e a ocitocina. Veja como eles atuam na saúde infantil:
Endorfina
As endorfinas são conhecidas como hormônios do bem-estar ou da felicidade. Liberadas durante o exercício, elas estão associadas a sentimentos de felicidade e redução do estresse.
Quando falamos especificamente da atividade física de criança, o impacto da endorfina também é muito importante.
Afinal, endorfinas são neurotransmissores produzidos pelo cérebro que atuam como analgésicos naturais e promovem sensações de prazer e bem-estar. Em outras palavras, ao praticar exercício físico de forma divertida, os pequenos ficam mais calmos, relaxados e bem-humorados, menos irritados, tristes e ansiosos.
O movimento também pode ter um efeito estimulante no sistema imunológico, ajudando a fortalecer as defesas do corpo contra doenças e a prevenir infecções.
Dopamina
A dopamina é um neurotransmissor que desempenha um papel importante na motivação e recompensa. Durante a atividade física, a liberação de dopamina traz aquela sensação de prazer e satisfação, o que pode ajudar a promover a motivação e a sensação de realização.
No caso da atividade física de criança, a dopamina ajuda o pequeno a se sentir motivado a realizar tarefas, alcançar metas e experimentar um senso de realização.
A dopamina também contribui para a função cognitiva, incluindo aprendizagem e memória. Ela está envolvida na formação e consolidação de memórias, bem como na capacidade de aprendizado das crianças. Níveis adequados de dopamina ajudam no desenvolvimento cognitivo saudável.
A substância atua ainda na regulação do tônus muscular, na coordenação motora fina e grossa, e na fluidez dos movimentos. Por fim, a dopamina está associada ao bem-estar emocional e à regulação do humor, e sua ausência tem sido relacionada a transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão e transtornos do espectro autista (TEA).
Serotonina e adrenalina
A serotonina é um neurotransmissor que regula o humor e contribui para a sensação de bem-estar. Conforme o exercício acontece, a liberação de serotonina pode melhorar o humor, reduzir a ansiedade e promover a sensação de calma e relaxamento.
Já a adrenalina é um hormônio liberado durante a atividade física que prepara o corpo para a ação. Sua presença aumenta a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e a disponibilidade de energia.
Fit por diversão
Essas são apenas algumas das muitas substâncias liberadas durante a atividade física, e cada uma delas desempenha um papel específico no corpo. Quando falamos de atividade física de criança, isso se torna ainda mais poderoso porque é associado aos benefícios da diversão.
Ao colocar a criançada para se mexer, os pais e mães contribuem com o desenvolvimento físico saudável, o controle do peso, a saúde do coração, o bem-estar mental e emocional das crianças, bem como o desenvolvimento cognitivo e as habilidades sociais.
Da mesma forma, a atividade física de criança estimula a interação, o trabalho em equipe e a construção de amizades.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças acima de cinco anos e adolescentes devem fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física moderada a rigorosa intensidade, dentre elas atividades aeróbicas e aquelas que fortalecem os músculos e ossos.
Acima de tudo, os primeiros 1.000 dias de vida, considerados os primeiros 3 anos de vida da criança, são cruciais para o crescimento e desenvolvimento, uma “janela de oportunidades” na qual os hábitos e as atividades irão influenciar o futuro da criança.
Sem pressão
Na The Little Gym, acreditamos que diversão é essencial para o desenvolvimento infantil. Por isso, oferecemos um espaço seguro, divertido e não competitivo para a criança gastar energia, aumentar a autoconfiança e desenvolver habilidades.
Temos turmas para meninos e meninas de 4 meses a 12 anos. Durante as nossas aulas, as crianças desenvolvem novas habilidades através de um sistema que chamamos de Aprendizagem Tridimensional.
Leia também:
Cinco dicas para desenvolver a autoestima da criança
Nele, as atividades físicas são o pilar central, mas ao lado delas trabalhamos também aspectos cognitivos e sociais para o desenvolvimento integral dos alunos.
Assim, os alunos das nossas atividades físicas de crianças:
- Crescem social, emocional e intelectualmente
- Fortalecem a independência, a cooperação e a integração
- Aperfeiçoam a paciência, as boas maneiras e a capacidade de ouvir
- Turbinam a respiração
- Vivem horas divertidas que ajudam a transformar os pequenos em adultos seguros e felizes.
Fale conosco para saber mais!