Dicas para desenvolver um hábito de leitura precoce para crianças

Como mãe, você é a primeira a influenciar o cérebro do seu filho. Repetidas vezes, estudos mostraram que a leitura durante a gravidez tem um efeito positivo no desenvolvimento da criança desde o início e continua à medida que cresce. A leitura precoce demonstrou ter efeitos positivos no desenvolvimento da linguagem, nas interações e vínculos da criança com os pais e colegas, e os ajuda a aprender sobre o mundo ao seu redor. Você quer manter a curva de aprendizado na direção certa? Para isso é importante ler pra ele, mesmo antes de nascer, e incentivar a leitura diária durante toda a infância e adolescência. Confira essas dicas para tornar a leitura uma parte da rotina diária da sua família.

  1. Exponha seu filho a materiais de leitura, seja em casa ou com idas semanais a uma biblioteca local, na sua cidade. Dar a ele oportunidades de ler com frequência aumentará seu interesse pela leitura.
  1. Reserve tempo para ler em voz alta para seu filho.Para os menores, reserve tempo todas as manhãs ou noites para lerem juntos, abraçadinhos. Para crianças mais velhas, revezem-se lendo cada página de um livro favorito.
  2. Faça disso um hábito diário.É muito comum que os horários sejam preenchidos com atividades escolares e extracurriculares, mas é importante que as crianças e os adultos reservem tempo para a leitura todos os dias. Incentive seu filho a ler por 20 minutos antes de dormir todas as noites e, com o tempo, uma história divertida fará com que ele se prenda à leitura e queira ler por mais tempo.
  3. Procure oportunidades de leituras únicas onde quer que vá.Poderia se tornar uma caça ao tesouro de leitura! Em um restaurante? Peça ao seu filho para ler o No carro? Peça ao seu filho para ler as placas da rua. Fazendo o jantar ou uma sobremesa divertida? Peça ao seu filho para ler o caderno de receitas. Compras de supermercado? Peça-lhe que leia os preços. As possibilidades de atividades de leitura para crianças são infinitas.
  4. Variedade é o tempero da vida.Exponha seu filho a uma grande variedade de livros e histórias. Cada novo livro expõe uma criança a novas informações, conceitos, lugares e pessoas!
  5. Certifique-se de escolher materiais de leitura apropriados para a idade, sobre tópicos interessantes, para que as crianças não desanimem ou fiquem entediadas.
  6. Não se esqueça de fazer a leitura divertida!Escolha livros que interessem ao seu filho e crie vozes bobas para diferentes personagens ou ações. Isso ajudará a manter a atenção do seu filho. Mantenha-o envolvido fazendo perguntas, o que ajudará na compreensão do texto.
  7. Sempre mostre interesse na leitura do seu filho.Demonstrando interesse e fornecendo elogios genuínos e positivos, as crianças estarão mais propensas a continuar trabalhando em prol de bons hábitos de leitura.

Você se lembra da sua história favorita quando criança? Crie essas novas memórias felizes com seus filhos com um hábito de leitura para toda a vida. Considere recompensar seu filho com um dia divertido no The Little Gym. Estabelecer bons hábitos em crianças precisa ser uma prioridade durante todo o ano para estabelecer as bases para um estilo de vida saudável à medida que elas crescem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *