fbpx

Como preparar seu filho para a chegada de um irmão?

Ter um irmão é ter um companheiro para vida toda. Nossos irmãos, geralmente, são nossos primeiros confidentes, amigos, parceiro de brigas e reconciliações fáceis. Mas, para uma criança, pode ser difícil entender a chegada de um irmão, um novo membro na família.

Afinal, enquanto você se torna pai ou mãe pela segunda vez, é a primeira vez que a criança precisará dividir com alguém a atenção que antes era apenas dela. 

Além disso, é natural que seu pequeno fique um pouco inseguro ou enciumado diante da empolgação e da felicidade com a chegada de um novo filho.

A novidade pode ser confusa para os pequenos. No entanto, não se preocupe. Isso é normal. Eles estão apenas reivindicando, da forma deles, a atenção que até o momento era exclusiva. O importante é ter paciência e perceber os sinais que seu filho mais velho está te dando. 

Leia também:
Autoestima das crianças: 5 dicas para desenvolvê-la

No artigo de hoje, preparamos 5 dicas que vão ajudar seu filho a lidar com a chegada de um irmão. Confira!

1 – Fale sobre o novo irmão durante a gravidez

A partir do momento que for seguro contar sobre a chegada do novo bebê, inclua o filho mais velho na lista de primeiras pessoas a dar a notícia. Explique que, assim como ele já esteve na barriga da mamãe um dia, agora é o irmãozinho que está lá. Esse irmãozinho ou irmãzinha vai crescer e, em breve, chegará em casa para brincar com ele. 

Crie expectativas positivas com a chegada do irmão. Mostre fotos de como seu primogênito mesmo já foi um bebê pequeno e relembre como toda a família e amigos também estavam felizes com a sua chegada. 

2 – Incentive as perguntas

Este é um mundo totalmente novo para as crianças. Por isso, incentive as perguntas, respondendo de forma realista e condizente com o entendimento de cada faixa etária.

Leia também:
Como colocar as crianças para dormir sem confusão

Aproveite também para explicar os cuidados que um bebê demanda. Mostre ainda que pode demorar um pouquinho para que eles interajam diretamente, mas que eles serão grandes amigos. 

3 – Torne o filho mais velho parte dos preparativos

Inclua o filho mais velho nas compras. Vale também pedir sua opinião para as roupinhas, decoração do quarto e opções de nomes do irmão. Depois do parto, envolva a criança nos cuidados com o bebê, na medida do possível. Você pode dar tarefas simples como pegar uma fralda e ajudar a dar mamadeira.

Além disso, uma boa estratégia é deixá-lo observar você enquanto cuida do recém-nascido. 

Fazer parte desses cuidados pode ajudar a diminuir o ciúme e criar certo senso de responsabilidade que agora tem, já que é o irmão mais velho.

4 – Não compare as duas crianças

É normal que as crianças tenham personalidades diferentes, mesmo sendo criadas da mesma maneira. Então, evite comparações entre os dois. Esse comportamento pode fazer com que eles se sintam inferiores em relação ao outro, além de afetar sua autoestima e confiança, no geral.

Leia também:
Seu filho não sai do celular? Veja como trazê-lo de volta

Elogios são sempre bem-vindos, mas nunca diminuindo o outro irmão.

5 – Reserve um momento seu com cada criança

Um recém-nascido demanda muita atenção, mas não deixe que o filho mais velho se sinta deixado de lado. Sempre que possível, passe um tempo de qualidade com ele, faça com que ele se sinta amado, assistido e valorizado. 

Esses momentos podem servir ainda para que vocês conversem sobre sentimentos do filho mais velho depois da chegada do irmão e reforcem os laços entre vocês.

DICA EXTRA!
Crie programas para que eles se divirtam e aprendam juntos. Mesmo que os dois passem a maior parte do tempo juntos, é importante que você incentive atividades conjuntas para que encontrem gostos comuns. 

Na The Little Gym Brasil, temos programas especiais para bebês e uma metodologia exclusiva de desenvolvimento infantil para turmas de 4 meses até 12 anos. Seus filhos poderão criar novas aventuras conosco. Fale conosco para saber mais.